VMware

Você realmente sabe o que é VMware?

Você realmente sabe o que é vmware?

Constantemente, nos grupos do Telegram, WhatsApp, Facebook, no trabalho e até em blogs sobre virtualização, vejo alguém usar o nome da VMware da seguinte forma:

– Estou com problema no meu VMware!
– Como se configura tal coisa no VMware?
– Você sabe mexer com VMware?
– VMware é a melhor que tal produto…
– Etc, etc, etc…

Afinal, o que é VMware?

O nome “VMware”, assim sozinho, não é um virtualizador e também não é um produto. VMware é o nome da empresa que desenvolve diversas soluções de virtualização, Cloud Computing, storage, rede e SDDC. Como por exemplo o ESXi, vSphere, vCenter, NSX, vSAN, vRealize, Horizon.

O nome do virtualizador (hypervisor), é o VMware ESXi, (ou VMware Hypervisor na sua versão Free). É o software que você instala em um servidor que vai te permitir que você rode várias máquinas virtuais (VM) ao mesmo tempo dentro deste mesmo servidor, lado-a-lado, como se estivessem em vários servers físicos, podendo ou não ter comunicação entre si e com o restante dos computadores na rede. Essas VMs irão compartilhar a mesma CPU, memória RAM e disco.

O VMware ESXi, dentre outros produtos está incluído no VMware vSphere, que nada mais é que o nome comercial de uma suíte de produtos oferecidos pela VMware. Ou seja, não é um software é pacote de soluções da VMware que é oferecido como um produto. Você pode saber mais sobre o ESXi aqui: https://www.vmware.com/br/products/esxi-and-esx.html

Dentro do vSphere também está incluído o vCenter que é a peça central do vSphere. É a plataforma que vai permitir um gerenciamento central de todos os produtos da suíte através do vSphere Web Client. Através dele você gerencia seus hosts ESXi, VMs, Storage e demais features do vSphere. Ele pode ser instalado no Windows Server ou virtualizado através de uma Appliance Virtual. Você pode saber mais sobre vCenter aqui: https://www.vmware.com/br/products/vcenter-server.html

Há também o VMware Workstation, que é a solução de virtualização para ser instalada em desktops Windows ou Linux. Esse caso é para quem necessita instalar uma VM para um uso mais simples como um LAB ou teste de software.Você pode saber mais sobre VMware Workstation aqui: https://www.vmware.com/br/products/workstation.html

Não vou me estender se não será um post enorme dentre tantos produtos e features, mas o ponto principal aqui é você não chamar tudo apenas de VMware, pois existem diversos produtos diferentes dessa empresa e quando chama apenas de VMware, não sabemos se está se referindo ao ESXi, vCenter ou ao Workstation por exemplo.

Em uma analogia boba, o que quero dizer é que VMware seria equivalente à Microsoft ou Oracle. Mas se você dizer VMware ESXi o equivalente seria ao Microsoft Hyper-v ou Oracle VM Server. Assim como VMware vSphere equivale ao Microsoft System Center. Ou ainda VMware Workstation equivale ao Oracle VM Virtualbox. Que fique claro estou comparando apenas a proposta de cada produto e não se um é capaz de fazer tudo o que o outro faz.

Isso é uma confusão muito comum, talvez por desconhecimento ou simplesmente porque outras pessoas dizem dessa forma e acabam repetindo. Além de não ser interessante para a marca, as pessoas que estão iniciando sua carreira na TI acabam aprendendo de maneira errada. O conhecimento pleno das ferramentas e como elas funcionam são essenciais para o sucesso na carreira profissional, assim como o nome correto delas.

Resumo da obra, quando for falar sobre VMware lembre-se: Empresa ≠ Produto

4 comments

Cara, estou chegando neste mundo agora e a sua forma de explicar sobre os diferentes produtos da VMWARE, me fez entender melhor. Obrigado, sucesso.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *